Trabalhos Científicos

Trabalhos Científicos2018-10-04T12:54:10+00:00

Normas para submissão de trabalhos no SAAMA – 2018

Os trabalhos submetidos devem seguir as normas estabelecidas pelo SAAMA:

  1. Estarem nas categorias de Relato de pesquisa e/ou Relato de experiência;
  2. Para que seu trabalho seja analisado pela comissão científica deve estar no formato do resumo, conforme normas abaixo;
  3. O primeiro autor deve estar inscrito no evento;
  4. No ato da submissão o autor deverá indicar o número e o nome da área temáticas do trabalho;
  5. Para cada resumo apresentado será emitido um único certificado com o nome de todos os autores;
  6. Cada autor poderá inscrever somente um resumo como primeiro autor, não há limites de resumos como coautor;
  7. Cada trabalho poderá ter, no máximo, cinco autores;
  8. Os trabalhos serão submetidos à avaliação dos membros da Comissão Científica do SAAMA – 2018.
  9. Os trabalhos poderão ser submetidos nas modalidades de comunicação oral, pôster ou filme. No entanto, caso haja necessidade de adequação, a comissão científica poderá indicar a modalidade de apresentação do trabalho (comunicação oral ou pôster).
  10. A resposta do aceite do trabalho será enviado ao autor por email.
  11. Os resumos aprovados serão publicados nos Anais do evento, sendo o conteúdo dos mesmos de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Áreas temáticas:

  1. Atividades Motoras Adaptadas
  2. Educação Física Inclusiva
  3. Esporte Adaptado
  4. Educação Física e Desporto

Normas de formatação dos resumos para todas as modalidades (comunicação oral, pôster ou filme):

  1. O resumo deve ser editado em word for windows, com fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre as linhas de 1,5.
  2. O resumo deverá ser escrito em parágrafo único (sem recuo a partir da margem esquerda), alinhamento justificado, com no máximo 300 palavras. O conteúdo do trabalho não poderá exceder uma página. O resumo NÃO deverá conter citações de autores ou referências.
  3. O trabalho submetido deve conter as seguintes informações:
    • Título: Fonte Times New Roman, tamanho 14, caixa alta (letras MAIÚSCULAS), centralizado e em negrito, devendo ocupar no máximo duas linhas.
  • Autores: Acrescentar um espaço simples e, na linha seguinte, colocar em sequência os nomes dos autores do trabalho (SOBRENOME EM LETRA MAIÚSCULA, Nome por extenso). Os nomes dos autores devem ser separados por ponto e vírgula, em alinhamento centralizado.
  • Instituição: Acrescentar um espaço simples e, na linha seguinte, inserir a filiação dos autores: nome e sigla da instituição, cidade e estado. Em caso de mais de uma instituição envolvida, utilizar uma linha para cada instituição, em alinhamento centralizado.
  • O Resumo pertencente à categoria Relato de Pesquisa deverá conter:
  • Introdução;
  • Objetivo;
  • Metodologia (design/tipo de pesquisa, população/amostra, procedimentos de coleta e análise dos dados);
  • Resultados (podem ser utilizados gráficos e tabelas, nas cores preto, branco e cinza, desde que o conteúdo total do trabalho não exceda uma página);
  • Conclusão;
  • Palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco, separadas por ponto).
  • O Resumo pertencente à categoria Relato de Experiência deverá conter:
  • Apresentação do tema/assunto;
  • Objetivo/finalidade;
  • Desenvolvimento (descrição da ação ou prática profissional/ institucional);
  • Considerações finais;
  • Palavras-chave (no mínimo três e no máximo cinco, separadas por ponto).

Normas para a apresentação da Comunicação oral:

  • As comunicações orais ocorrerão em salas, data e horário previamente definidos e informados aos participantes por e-mail. O autor deverá comparecer ao local de apresentação do trabalho com antecedência de 15 minutos ao início da sessão.
  • Sugere-se ao participante levar sua participação salva em Pen Drive para facilitar e otimizar o tempo da apresentação.
  • Cada participante terá o tempo máximo de 15 minutos para apresentação do seu trabalho (disponibilidade de projetor multimídia), após a apresentação haverá 5 (cinco) minutos para perguntas.
  • Para as apresentações preparadas com Power Point, sugere-se a utilização de fundo escuro nos slides, pois isso facilitará a visualização em ambientes com relativa luminosidade.

Normas para a apresentação do Pôster:

  • O pôster deverá medir 100 x 90 cm e sugere-se que contenha, nessa ordem: título, autores, afiliação institucional, introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas (ABNT);
  • Um dos autores deverá afixar o pôster e permanecer junto ao respectivo durante o período de exposição do mesmo previsto no programa do SAAMA – 2018.

Normas para a apresentação do Filme:

  • O filme deve ser inédito e de autoria própria. O conteúdo é de inteira responsabilidade do autor e coautores.
  • Um dos autores deve apresentar o filme, que ocorrerá em sala, data e horário previamente definidos e informados aos participantes por e-mail. O autor deverá comparecer ao local de apresentação do filme com antecedência de 15 minutos ao início da sessão.
  • O filme deve ser editado e limitado no máximo a 5 minutos de duração. Não serão aceitos filmes fora dessas especificações.
  • O filme deve ser gravado em DVD compatível com Media Player WMV, AVI, ou VOB.
  • O resumo do filme deverá seguir a mesma configuração e formatação recomendada para a submissão do resumo, seja um relato de pesquisa ou um relato de experiência.

Caso ache necessário pode colocar o objetivo do filme

Objetivo do filme

Aumentar a consciência social sobre as atividades físicas realizadas por pessoas com deficiências através de filmes introdutórios (ou seja, a introdução de um programa de educação ou método), filmes de arte (filmes com uma perspectiva artística com vários esportes e atividades físicas realizadas por pessoas com deficiência) ou documentários (histórias de sucesso de pessoas com deficiência em eventos esportivos, a importância das atividades físicas para as pessoas com deficiência na manutenção da vida) e para promover atividades físicas.

Até 10/10 – R$10,00 para discentes da FEFF e ICSEZ
Até 19/10 – Último prazo para envio de trabalhos
Até 26/10 – Prazo para pagamento de inscrição de autor de trabalho, visando garantir a inclusão do trabalho na programação científica.

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